A importância de se relacionar com seus clientes

Avaliação de Estratégias em Marketing de Serviços
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O discurso das empresas, no desenvolvimento e implantação de estratégias de marketing de relacionamento, tem se comprovado eficiente através de resultados significativos apresentados nos últimos anos. Os custos de marketing voltados para a prospecção de clientes têm sido mais bem gerenciados e se tornado mais efetivo, além do maior foco que tem sido dado à obtenção de informações que possibilitam o entendimento a respeito dos hábitos, costumes e comportamentos de compra de cada um. Manter essas informações atualizadas possibilita à empresa adequar suas ofertas de acordo com as necessidades e comportamentos apresentados por seus clientes.
Vários são os fatores que ajudam os empresários a estimar um valor que corresponda a quanto os clientes irão gerar de receita, durante determinado intervalo de tempo. Um desses fatores é obtido pela relação que corresponde ao abandono do cliente num intervalo de tempo, estipulado pela empresa. Normalmente esse tipo de atitude ocorre em função da má qualidade de atendimento, precariedade na prestação de serviços ou ações de concorrentes, através de ofertas mais competitivas.

O fato é que manter o relaciona- mento com um cliente por um longo período exige esforços extras, que podem representar ganhos significativos e uma melhoria da margem de lucro da organização. Para isso, é importante investir em estruturas de pós-venda que passem para o consumidor a percepção de que a empresa tem uma forte preocupação com sua satisfação, após o processo de transação para a venda do produto. Canais de acesso a serviços de atendimento ao cliente, procedimentos de garantia e manutenção, e pesquisas de satisfação, são exemplos de serviços que podem e devem ser adotados.

Não há uma fórmula mágica ou receita de bolo que garanta a fidelidade do cliente em relação aos produtos e/ou serviços oferecidos por uma determinada empresa. Mas um ótimo começo é o entendimento do quanto a fidelização é importante e criar maneiras de demonstrar isso, de forma clara, para seus clientes.