Por que então o consenso das opiniões não foi suficiente para estimular iniciativas e metodologias, numa ótica diferente em relação ao atual processo de aprendizagem nas organizações?
Não há uma resposta única para essa questão.
É verdade que, nos últimos anos, várias organizações experimentaram novas tecnologias educacionais e metodologias associadas, sendo que muitas colheram resultados bastante significativos e, às vezes, com impacto positivo e relevante nos desafios organizacionais mapeados previamente.
Porém, nem sempre essas inovações romperam a barreira da gestão estabelecida para manter sob razoável “controle” aquilo que deva ser ensinado e desenvolvido nos colaboradores da empresa.
Não é aqui uma questão de se abrir mão de ações de capacitação que estejam alinhadas aos objetivos estratégicos da organização, até porque esse é um dos princípios fundamentais da educação corporativa.
Mas talvez seja importante ponderar melhor qual tipo formação deva ser adicionalmente estimulada e que esteja ligada à carreira do indivíduo, independentemente se ele ficará o resto da sua vida sob o guarda-chuva da empresa.
Iniciativas assim demandam bastante coragem, pelo simples fato de ir na mão contrária daquilo que é feito hoje. Alguns fatores minam o estímulo à implantação de métodos como o da aprendizagem adaptative.
Por exemplo, restrições orçamentárias, cultura tradicional em termos de processo de aprendizagem e até mesmo uma visão de curto prazo em relação a resultados.
Dentre algumas definições sobre o que é um Sistema Adaptativo, Podemos afirmar que são aqueles que buscam recomendações de caminhos de capacitação diferentes para estudantes diferentes. Estes sistemas consideram as informações acumuladas de cada aluno em modelos individuais para traçar diferentes rotas de aprendizagem.
Esses sistemas já ocorrem de maneira mais intensa no Ensino fundamental e médio, mas pouco foi visto no ambiente de educação corporative.
Uma pesquisa recente do Centro de Inovação para a Educação Brasileira – CiEB, apontou que a aprendizagem adaptative é uma das especialidades com menor foco dentre as empresas de EdTech.
Porém, em pesquisa realizada pela Progressiva Consultoria em empresas de tecnologia educacional em saúde observam-se diversas soluções adaptativas já inseridas no Mercado.
A aprendizagem adaptativa, sob a forma de recomendações que consideram o indivíduo e não apenas sua posição atual na organização, aparece de maneira mais democrática e, muito provavelmente, mais eficiente em termos de aprendizagem.
Adicionando ou não tecnologia numa solução adaptativa disponível, o que se deve garantir é a melhoria contínua do indivíduo e do processo de aprendizagem onde ele está inserido.
Se você quiser saber mais sobre como implementar Educação Corporativa na sua empresa ou até mesmo melhorar os seus processos atuais de treinamento e desenvolvimento, entre em contato com a gente ou deixe um comentário. Será um prazer conversar com você sobre os seus desafios.