Como Reduzir o Impacto Causado Pela Crise em Sua Empresa

Consultoria Organizaional

Sabemos que estamos vivendo dias nunca enfrentados pelas organizações e, por isso, neste momento, precisamos planejar e agir de forma diferente. Fazer coisas que jamais fizemos para que nossos negócios consigam sobreviver a essa crise é a chave

A Progressiva quer ajudá-lo a enfrentar e vencer esse grande desafio. Desenvolvemos esse material que traz dicas para você, empresário e empreendedor, aplicar imediatamente em seu negócio. Por isso, existem 03 passos que devem ser seguidos, são eles:

  • Passo 1 – Reduzir perdas.
  • Passo 2 – Reestruturação.
  • Passo 3 – Quando a crise acabar.

Passo 1 – Reduzir Perdas

O primeiro caminho para enfrentar essa conjuntura é colocar em prática o modelo de gestão de crise, que visa a redução de prejuízos, através de ações drásticas e emergenciais. 

Nesse momento, recomendamos que você simplifique sua operação e o fluxo de saída de caixa da sua empresa. Haja com planejamento e com serenidade pois, decisões difíceis deverão ser tomadas.

Reduza os custos indiretos, bem como as despesas indiretas. Continue investindo, porém de forma seletiva e em projetos que tragam retorno a curto prazo. Flexibilize os pagamentos para os seus clientes.

Passo 2 – Reestruturação

O processo de reestruturação, vai exigir de você inovação, ou seja, transformar as velhas formas de se fazer algo em novas.  Isso não é fácil. Estimular as pessoas a encontrarem novas soluções para os novos problemas que a crise trouxe.

O mundo virtual tornou-se mais importante que o real atualmente

Na desordem, o mais adaptado tem vantagem

Quando o cenário muda a cada instante, ser organizado e ter clareza parecem duas coisas bem difíceis de realizar, por isso, é compreensível que as pessoas estejam perdidas nesse momento de crise.

Para que você e sua equipe atuem com eficiência, é necessário que todas as informações e as ferramentas para a execução estejam presentes no plano de ação das medidas.

Passo 3 – Quando a crise acabar

As empresas que se recuperam primeiro são aquelas que olham proativamente para o mercado e se antecipam as mudanças. Por isso, é importante que a empresa tenha conhecimento de quanto dispõe de fluxo de caixa e reserva para manter sua operação caso a situação piore.

ESTEJA PRESENTE NO AMBIENTE VIRTUAL

Mão com cartão de crédito acessando uma loja virtual

Use a tecnologia a seu favor! No entanto, estar presente nas redes sociais em meio ao caos é um grande desafio. Seu conteúdo pode se perder entre as atualizações constantes sobre a crise e as fake news.

Existe uma possibilidade de fazer o seu negócio estar presente no ambiente virtual: crie canais privados no WhatsApp, nos quais você consegue se comunicar efetivamente com o seu público. Utilize também as redes sociais e listas de e-mail para estar sempre em contato com seu cliente.

Vamos solucionar os problemas e sair da crise?

Agora é a hora de pensar em solucionar o problema para sair dessa, por isso, abaixo inserimos algumas dicas práticas :

1 – Faça o levantamento de todas as despesas e compromissos da sua empresa para os próximos 90 dias. Não deixe de verificar também os recebíveis da sua empresa neste mesmo período.

2 – Ajuste os custos e as despesas a realidade do caixa da empresa, faça essa projeção com o mínimo de 6 meses;

3 – Priorize realizar somente projetos estratégicos relacionados ao aumento de margens, redução de custos e inovação de produtos e serviços;

4 – Estreite os relacionamento com clientes, fornecedores, bancos e parceiros;

Dois parceiros de negócio se cumprimentando.

5 – Negocie os ativos obsoletos para recomposição do caixa da empresa;

6 – Consulte o seu advogado para que ele procure mecanismos legais para proteção patrimonial dos bens dos acionistas e da empresa.

7 – Avalie a necessidade de reduzir o quadro de funcionários, se tiver que fazer, faça!! Mas lembre-se de fazer com inteligência preservando a moral, a transparência e o clima da organização. Lembre-se de consultar a medida trabalhista provisória editada recentemente pelo governo federal.

8 – Negocie com os bancos a prorrogação de empréstimos e financiamentos. Os bancos têm recomendado que essas operações devam ser realizadas diretamente com o gerente que atende a conta da empresa.

9 – Avalie a possibilidade de prorrogação do pagamento de impostos e encargos divulgados pelo governo federal como: Simples Nacional e FGTS. Procure a orientação do seu contador.

10 – Analise individualmente todos os contratos da sua empresa. Tente renegociar taxas e caso não consiga procure um novo parceiro que lhe traga opções mais atrativas.

11 – Se a sua empresa tiver necessidade de injetar dinheiro em seu negócio, lembre-se que o BNDES ampliou as linhas de crédito para Micro, Pequenas e Médias Empresas, por meios dos bancos parceiros.

12 – O imóvel onde sua empresa está estabelecida é alugado, negocie a prorrogação, pagamento parcial ou redução de valores com o proprietário.

13 – Esteja atento ao mercado e o que seus concorrentes estão fazendo para superar essa crise. Boas ideias podem surgir nesse estudo.

14 – Foque na QUALIDADE no atendimento. Aprimorar o atendimento da sua empresa fará toda diferença em qualquer situação. Clientes bem atendidos são clientes mais satisfeitos!

15 – Avalie a possibilidade da sua empresa contribuir com a sociedade neste momento de crise. Ações sociais e sustentáveis fazem a diferença sempre e tem impacto positivo na percepção de valor dos colaboradores e clientes.

16 – Crie ofertas antecipando a compra e entregando o serviço/produto após o fim da crise. Desta forma, você estará gerando novas receitas para a empresa.

17 – Converse com seus clientes, veja qual a melhor forma de atendê-los nessa crise. Eles também podem ter boas ideias e mostrar novos caminhos para o seu negócio.

18 – Não esqueça de desenvolver uma nova estratégia para o cenário atual e futuro da sua empresa.

Entre em contato conosco!

Temos como propósito colaborar com as organizações apoiando os empresários na construção de ideias de forma a propiciar soluções integradas em negócios, respeitando a cultura de cada organização. Assim, conseguimos alcançar resultados sustentáveis de forma acelerada.

Se sua empresa está com dificuldade de enfrentar essa crise, entre em contato conosco através dos nossos canais.

Compartilhe!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Recent Post

Não deixa de falar com a gente.

Consultoria e Treinamentos Executivos para acelerar o resultado da sua empresa. Agende uma consulta gratuita e descubra como a Progressiva pode ajudar o seu negócio a crescer.