Educação Corporativa nas Empresas: Tudo que você precisa saber sobre o assunto

Desbloqueio Empresarial

Inseridas em um cenário econômico dinâmico e bastante concorrido, pequenas e grandes empresas estão sempre buscando formas de se adaptarem às novas tecnologias e às mudanças nos comportamentos das pessoas. Neste sentido, muitos gestores tem considerado a educação corporativa como uma das possíveis soluções para tornarem suas empresas mais competitivas.

O avanço tecnológico do mercado como um todo exige atualização e aperfeiçoamento permanente dos profissionais.  Devido a dificuldade do meio acadêmico em acompanhar esse movimento por completo, são as empresas que estão assumindo cada vez mais esse papel de educadores.

O que devem fazer as empresas para manter seus funcionários atualizados com as mais modernas práticas adotadas pelo mercado? De que maneira mensurar os resultados obtidos dos investimentos realizados pela empresa, na formação e capacitação de seus funcionários e colaboradores? Qual a relação entre o planejamento de educação de uma empresa e a taxa de retenção de seus principais talentos?

Para você entender melhor o que é educação corporativa, neste artigo vamos apresentar seus conceitos, características, vantagens e até mesmo como implementá-la.

 O Que É Educação Corporativa?

O que é Educação Corporativa

A educação corporativa, também conhecida como educação empresarial, vai além do simples desenvolvimento de habilidades específicas dos seus recursos humanos.

Educação corporativa é uma estratégia de gestão de pessoas que estimula o desenvolvimento dos colaboradores de forma aliada às estratégias e objetivos macro da empresa.

É um conjunto de práticas educacionais planejadas para promover oportunidades de desenvolvimento profissional e pessoal do funcionário, com a finalidade de ajudá-lo a desempenhar suas tarefas da melhor maneira possível, fazendo com que ele cresça e melhore sua produtividade, gerando assim melhores resultados para a organização.

Por Que Investir em Educação Corporativa?

Ao investir em educação corporativa, as empresas buscam fortalecer ativos intangíveis, como conhecimentos e habilidades, por exemplo, que são fundamentais para as suas estratégias empresarias.

No entanto, embora o foco da educação corporativa seja o desenvolvimento de ativos intangíveis, o seu retorno pode ser medido através de alguns indicadores, que impactam positivamente nos resultados de negócios, conforme veremos mais adiante.

Mas daí surge a questão: Por que investir em educação corporativa, em vez de contratar pessoas qualificadas que possam atender as demandas da empresa?

Primeiro, porque há uma dificuldade natural em se encontrar talentos, pessoas preparadas e qualificadas para desafios do dia a dia da empresa.

Segundo, ao investir em educação corporativa, as empresas reconhecem o valor estratégico dos seus colaboradores no cumprimento das suas metas organizacionais e isso reflete de forma positiva diretamente no comportamento dos colaboradores. Esse comportamento, por sua vez, oferece diversos benefícios para a empresa, que também serão analisados adiante.

Devido a esses dois motivos, é fundamental que um programa corporativo ajude a organização a encontrar e desenvolver seus potenciais colaboradores, independentemente da função que desempenhem na empresa.

Quais são os Objetivos da Educação Corporativa?

Quais são os objetivos da educação empresarial?

Educação de formação, educação continuada, formação permanente, educação contínua, educação corporativa, requalificação profissional e desenvolvimento profissional são termos em torno de uma mesma pauta de preocupação: o desenvolvimento da empresa.

Mas, como é possível estabelecer um elo entre o desenvolvimento dos colaboradores e os objetivos da empresa?

O ponto de partida é a identificação das principais competências que devem ser trabalhadas, entre os diferentes públicos internos da organização, para atender as demandas de desenvolvimento da organização.

Competências Existentes » Competências Necessárias » Estratégias » Objetivos Empresariais

O mapeamento das competências está diretamente associado aos objetivos e metas traçados pela organização, e é uma missão das áreas de recursos humanos das empresas garantirem que existam programas consistentes para a formação de seus funcionários, a partir de trilhas de conhecimento.

Por exemplo, as competências necessárias para que um funcionário exerça plenamente a função de um gerente não são exatamente as mesmas daquelas voltadas à um analista da empresa. Algumas competências são comuns, mas nem todas.

Então, as trilhas de conhecimento são criadas para que cada funcionário tenha a visibilidade do caminho que deve seguir, em termos de capacitação, para que a formação corporativa esteja associada ao crescimento profissional dentro da empresa.

É papel da área de RH identificar as competências que um analista precisa desenvolver, para assumir um cargo de gerência no futuro, e prover a trilha educacional necessária para que as pessoas possam se desenvolver.

O objetivo é que as lacunas de competência existentes sejam gradualmente eliminadas.

Finalidades da Educação Corporativa

No intuito de promover o desenvolvimento da empresa, a educação corporativa pode trabalhar com algumas finalidades específicas, como por exemplo:

  • Desenvolver atitudes e comportamentos a serem seguidos;
  • Desenvolver habilidades direcionadas ao ramo da empresa;
  • Integrar colaboradores com a cultura empresarial;
  • Melhorar a produtividade de equipes;
  • Desenvolver competências de gestão e liderança;
  • Instruir colaboradores a operação de equipamentos de forma adequada;
  • Ensinar colaboradores a realizarem procedimentos de maneira correta e efetiva;
  • Qualificar colaboradores de forma contínua, a partir de mudanças do mercado;
  • Demonstrar a totalidade da cadeia de negócios da empresa.

Quais são as Vantagens da Educação Corporativa?

Vantagens da capacitação dos colaboradores da empresa

Quando as empresas adotam a educação corporativa como uma das formas de fortalecer o desenvolvimento da empresa, elas acabam se deparando com outras vantagens para o seu negócio:

Colaboradores Motivados

A base da educação corporativa é o treinamento e o desenvolvimento de pessoas.

Colaboradores que recebem treinamentos sentem que a empresa se preocupa com o seu crescimento profissional e se sentem valorizados, recompensados e gratos. Ficam mais motivados a devolver para a empresa todo o investimento que ela fez por eles.

Por isso, além de observar melhora operacional a partir da capacitação dos funcionários, é possível perceber um ganho  significativo no clima organizacional da empresa.

Alinhamento Com as Estratégias da Empresa

Ter uma equipe que conhece com clareza os objetivos da empresa e está alinhada com as estratégias que devem ser aplicadas para alcançar as metas é um enorme diferencial competitivo para a empresa.

Um time sintonizado com os objetivos empresariais produz um efeito exponencial de multiplicação de habilidades entre todos da equipe. Profissionais focados nos mesmos objetivos da empresa são capazes de motivar funcionários menos motivados, passar conhecimentos e habilidades para outros colaboradores e se envolver com projetos que estão atrasados ou fora da meta, por exemplo.

Essas habilidades, quando praticadas em conjunto, geram para organização uma vantagem competitiva enorme, muito difícil de se copiar, fazendo com que a empresa se destaque dos seus concorrentes no mercado.

Educação corporativa forma pessoas mais participativas, empenhadas e, por consequência, uma empresa mais unida, produtiva e forte culturalmente.

Retenção de Talentos

Ao oferecer oportunidades de desenvolvimento profissional dentro da empresa, as organizações conseguem reter seus talentos e reduzir o turnover (rotatividade de pessoal).

 Em vez de buscarem crescimento profissional ou até mesmo mudança de carreira em outras organizações, os talentos passam a priorizar as possibilidades internas oferecidas pela empresa que já estão habituados.

Aumento de produtividade

Com a capacitação dos funcionários, a empresa ganha em aumento de produtividade por diversas maneiras:

  • Funcionários capacitados conseguem realizar mais tarefas, com mais qualidade e em menor tempo do que colaboradores não-capacitados .
  • Com a redução de turnover, a empresa gasta menos tempo ensinando novos contratados sobre as suas responsabilidades e consegue manter o nível de produtividade mais elevado.
  • Inovação: Funcionários capacitados tendem a identificar novas oportunidades de melhorias nos métodos de execução dos seus trabalhos.
  • Colaboradores bem treinados e com conhecimento da empresa e seu cenário atual estão mais bem preparados para tomar decisões importantes, caso seja necessário, reduzindo riscos de prejuízos de qualquer tipo.
  • Funcionários que dominam a realização de seus trabalhos e que lidam com facilidade com soluções de problemas  são mais propensos a assumir novos desafios. 

Atração de Novos Talentos

A construção de uma cultura com foco em educação e aprendizado, pode trazer inúmeros benefícios.

Essa iniciativa colabora para a formação de equipes de alta performance e também reforça a própria imagem e a reputação da empresa. Essa reputação, por si só, já é suficiente para atrair diversos potenciais candidatos, facilitando muito os futuros processos de recrutamento e seleção.

Cases de Empresas Com Educação Corporativa

Cases de sucesso em educação corporativa

Accor Hotels

Como exemplo de empresas que praticam a educação coorporativa, podemos citar a Accor Hotels, que em 1992 idealizou o programa “Academia Accor”.  Nele foram realizadas mais de 20 mil ações de treinamentos para os funcionários da empresa.

O projeto de educação corporativa da Accor Hotels contempla todos os níveis de estudo, desde a educação básica até a formação profissional dos funcionários e seus familiares.

O investimento na educação corporativa fez com que a Accor Hotels chegasse ao  10º lugar no GPTW (Great Place to Work)  2014.

Ambev

Outra empresa que podemos destacar é a AMBEV, que possui a Universidade Ambev, que é a área responsável pelos treinamentos de toda a empresa.

Desde 1995, a Universidade Ambev já recebeu mais de 200 milhões de reais em investimentos desde a sua criação.

Somente em 2014 a universidade AMBEV treinou mais de 22 mil pessoas, aprimorando competências, transformando a cultura organizacional da companhia e gerando um ambiente fértil para o crescimento.

Boticário

Para manter a sintonia entre todos os franqueados e garantir que os colaboradores sejam treinados corretamente, o Boticário investiu em EAD (ensino a distância), para colocar em prática seu programa de treinamentos.

Essa foi a solução encontrada para atender a demanda de uma rede de franquias grande demais, com colaboradores espalhados pelo mundo todo.

O Cenário de Pequenas e Médias Empresas no Brasil

Quando falamos em educação coorporativa em pequenas empresas o cenário não é animador por diversos motivos, entre os quais destacam-se:

  • O investimento para montar uma estrutura de universidade ou treinamentos continuados é relativamente alto;
  • Dificuldade para contratar pessoas com conhecimentos e habilidades necessárias para desempenhar o trabalho.

De acordo com uma pesquisa realizada sobre treinamento corporativo no Brasil em 2018, apenas 22% das 406 empresas respondentes tem uma Universidade Corporativa.

No Brasil, o tamanho médio da equipe de T&D (Treinamento e Desenvolvidomento) é de 6 pessoas, entre as empresas que possuem uma área de educação corporativa. Pequenas empresas com até 500 colaboradores possuem em média 2 pessoas dedicadas a educação corporativa.

Por isso, as pequenas empresas acabam optando por realizar treinamentos pontuais e não continuados.

Como Implementar Educação Corporativa nas Empresas?

Como implementar educação corporativa na empresa?

Agora que vimos toda a importância do treinamento e desenvolvimento de colaboradores, é hora de nos aprofundarmos sobre como colocar em prática a educação corporativa em empresas .

Defina os Objetivos

Identifique as metas que a empresa ou os setores precisam alcançar. Avalie junto aos gestores as competências necessárias para que suas equipes possam desenvolver as estratégias planejadas para alcançar os objetivos.

Faça um levantamento das demandas de treinamento dentro da organização, avaliando as áreas e os profissionais mais necessitados. Essa prática determinará quais são as prioridades para colocar no plano de ensino.

Escolha os Métodos

Depois, é preciso definir os métodos educativos a serem usados:

  • Treinamento Presencial , a distância ou misto?
  • Treinamentos longos ou workshops?
  • Conteúdo teórico ou prático?
  • Treinamentos oferecidos por funcionários da empresa , consultores ou empresas terceirizadas?

 Essas escolhas devem ser feitas levando em consideração os perfis dos funcionários que receberão os treinamentos. Afinal, algumas pessoas lidam melhor com cursos presenciais, enquanto outras preferem workshops e capacitações mais práticas.

Estruture um Cronograma

Com objetivos, métodos e profissionais selecionados, é preciso estruturar como será feita a aplicação das capacitações e dos treinamentos. Nem todos vão acontecer ao mesmo tempo. Alguns podem ser contínuos, enquanto outros são mensais ou até mesmo pontuais. Considere as prioridades e o orçamento disponível para definir um cronograma.

Determine os Indicadores

Um bom projeto de educação corporativa deve contar com algumas métricas, a fim de avaliar o desempenho de cada capacitação e treinamento realizado. Os mais comuns são:

  • Testes de aprendizado
  • Comparação de conhecimentos dos treinandos antes e depois do treinamento
  • Grau de participação dos treinandos e absenteísmo
  • Avaliação dos treinandos sobre o treinamento de uma forma geral

Implementação

Depois do planejamento, chegou a hora de implementar o projeto e acompanhar sua execução. Para que o projeto obtenha melhores resultados, é importante que os treinamentos sejam divulgados antecipadamente, para garantir que todo o público-alvo fique ciente e possa se planejar para participar dos eventos.

Otimização

Por fim, é importante avaliar as métricas de desempenho e os feedbacks dos colaboradores para identificar pontos de melhoria na iniciativa, otimizando suas práticas de forma constante.

Como medir o Retorno Sobre os Investimentos (ROI) em Educação Empresarial?

Como medir o ROI da educação corporativa?

O retorno do investimento em programas de capacitação para seus funcionários talvez seja um dos temas mais discutidos atualmente, para os profissionais que atuam com educação corporativa.

É fácil compreender o motivo de tamanha discussão, frente a uma dinâmica cada vez mais voltada para resultados tangíveis e de curto prazo. Porém, nem sempre é simples obter números tão concretos associados aos resultados de treinamentos corporativos, em função do grau de subjetividade envolvido no ambiente de serviços, e em especial em treinamentos.

O Modelo de 4 Níveis de Avaliação de Treinamento, desenvolvido por Donald Kirkpatrick, talvez seja um dos mais conhecidos e utilizados atualmente, para mensurar a efetividade de programas de capacitação. A figura a seguir representa o modelo.

4 Níveis de Avaliação de Treinamentos por Donald Kirkpatrick

Avaliação de Reação – Nível 1

Essa avaliação procura identificar a percepção dos participantes em relação ao conteúdo do treinamento, o seu formato e o instrutor. Avalia também a opinião do participante sobre a relevância do treinamento para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Por exemplo, podemos usar simples pesquisas de satisfação para avaliar a reação dos participantes ao curso ou treinamento.

Avaliação de Aprendizado – Nível 2

Durante o planejamento do treinamento foram definidos alguns objetivos, entre eles os objetivos de aprendizagem. Neste nível deve ser avaliado se o treinamento gerou o aprendizado esperado em níveis satisfatórios.

Avaliação de Comportamento – Nível 3

A mudança de comportamento só acontece se a aprendizagem é efetiva. Uma vez que os participantes tenham alcançado os objetivos de aprendizagem do programa, é hora de colocarem em prática os novos conhecimentos e habilidades.

Alguns métodos que podem ser utilizados para checar se houve a transferência da aprendizagem: análise do trabalho do participante através de uma lista de verificação de comportamentos, análise do desempenho a partir de indicadores de produtividade pré-definidos, pesquisas ou questionários envolvendo os próprios participantes, seu superiores imediatos e outros públicos, como subordinados, colegas de trabalho e até clientes.

Avaliação de Resultado – Nível 4

Para avaliar se o programa influencia ou não nos resultados da empresa, é preciso definir, na etapa de planejamento, com quais indicadores o treinamento poderá contribuir.

Como resultados, podemos citar:

  • Aumento das vendas,
  • Redução de custos,
  • diminuição de reclamações de clientes,
  • aumento da nota de satisfação do cliente com o atendimento,
  • melhoria na pesquisa de clima

Neste nível precisam ser avaliados os indicadores que podem potencializar ganhos financeiros (ou minimizar perdas). As medições dos indicadores devem comparadas com avaliações anteriores, para determinar se houve melhora nos indicadores em função dos treinamentos realizados.

Para haver continuidade nos investimentos em educação corporativa, a área de Treinamentos e Desenvolvimento precisa do apoio dos gestores da empresa. Por isso, siga essa recomendação: estruture seus programas de forma que você possa comprovar a sua eficácia em relação às estratégias do negócio.

Metodologia da Progressiva Para Implementar Educação Corporativa nas Empresas

Metodologia de Educação Corporativa da Progressiva

Desde 2004, nós já participamos de diversos projetos em educação corporativa, sendo na concepção da universidade ou na execução de treinamentos pontuais.

Baseado em nossas experiências, criamos um método próprio de desenvolver treinamento empresariais.

Usiminas, Vale, Conac Imóveis, Leite de Rosas, Melo Teixeira, Senac Nacional, Stam, Ajorio, DOF Subsea, dentre outras, são empresas que a Progressiva, através de seus sócios, treinou colaboradores utilizando esse método.

Nele existem 08 etapas para o desenvolvimento de um treinamento in company:

1 – Levantamento das Necessidades

A Progressiva dispõe de um questionário de diagnóstico. O objetivo é identificar as reais necessidades de desenvolvimento da organização do seu time.

2 – Diagnóstico P3

O resultado do diagnóstico P3 (diagnóstico Progressiva de Performance e Perfil da empresa) é entregue ao cliente juntamente com uma proposta de projeto de desenvolvimento, com as devidas recomendações de melhorias e investimentos ao cliente.

3 – Desenvolvimento Customizado

A equipe Progressiva desenvolve o projeto do treinamento de forma customizada ao cliente.

4 – Aprovação do Projeto

O cliente aprova o projeto.

5 – Assessment

Tratamos cada participante do treinamento como único. Faz parte da metodologia da Progressiva entender o contexto técnico e profissional de cada participante do projeto.

6 – Treinamento Metodologia Progressiva

A metodologia Progressiva é adotada de acordo com o cenário mapeado no diagnóstico da empresa e da equipe a ser treinada. Utilizamos as melhores práticas de treinamento e desenvolvimento, tais como: Modelo de Oficina (aulas práticas e dinâmicas proprietárias), Sala de Aula Invertida (pré-leitura), Estudos de casos personalizados e uso de ferramentas de jogos de negócios e sistemas de apoio à tomada de decisão.

7 – Avaliação da Reação

Nossos treinamentos são sempre avaliados e os resultados são apresentados de forma clara e transparente ao cliente.

8 – Pós-Treinamento

A etapa de pós-treinamento da Progressiva é caracterizada por uma metodologia consultiva, de avaliação da aplicação prática do treinamento, no dia a dia da empresa. São avaliados os impactos, em termos de resultado para a empresa, através de indicadores de desempenho relevantes para o negócio da organização.

Educação Corporativa Na Sua Empresa

Educação Corporativa na sua empresa

Se o time de RH da sua empresa for pequeno ou não tiver o conhecimento necessário para se dedicar ao T&D , você já sabe que a Progressiva é capaz de resolver desde o desenvolvimento à implementação de um projeto de qualidade!

Se você quiser saber mais sobre como implementar Educação Corporativa na sua empresa ou até mesmo melhorar os seus processos atuais de treinamento e desenvolvimento, entre em contato com a gente ou deixe um comentário. Será um prazer conversar com você sobre os seus desafios.

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